O Papel da Pesquisa no Desenvolvimento do Estado

20 Universidades atuando em todas as 28 regiões do estado. Mais de 100 Extensionistas mobilizados. R$ 11,8 milhões já aplicados. 2296 empresas beneficiadas [1]. Estes números refletem a dimensão do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da AGDI - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.

O objetivo de tal projeto é levar Extensionistas até empresas para orientar a melhoria da eficiência produtiva, bem como apoiá-las na elaboração de projetos voltados à inovação, junto à órgãos de fomento e bancos financiadores.

Como mobilizar mais de 100 extensionistas para a execução deste objetivo? Como definir o que deve ser feito para o aprimoramento da eficiência? Que processo pode levar as empresas gaúchas a se tornarem mais eficientes?

Assista ao vídeo a seguir para compreender o importante papel da pesquisa para o desenvolvimento de nossa sociedade:

Utilizando a Engenharia de Processos de Negócio, e o conhecimento em Sistemas de Produção Enxuta, o GMAP | UNISINOS atua desde 2011 na criação e atualização do método que organiza a execução do Projeto Extensão Produtiva em todo Estado, respondendo às perguntas acima relacionadas. Utilizando o conhecimento existente na academia, e por meio de um projeto de pesquisa aplicada, os conceitos gravados em livros são aplicados ao mundo real, tornando-se resultados positivos para a sociedade gaúcha à medida que tornam a indústria mais competitiva.

Segundo Ivan De Pellegrin, Diretor Presidente da AGDI, "Essa política se constitui no maior projeto de extensão do país, Isto não é pouca coisa. São extensionistas que trabalham junto as indústrias para qualificar a gestão empresarial. E isso também tem contribuído para qualificar as demais políticas de desenvolvimento regional do Governo Estadual” [1].

Neste sentido, o GMAP | UNISINOS, cumpre com seu objetivo, não apenas desenvolvendo conhecimento acadêmico, mas também aplicando tal conhecimento em prol do desenvolvimento de nossa sociedade.

[1] - http://www.agdi.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=169&id=2766#pagdi