Método do Projeto Negócio a Negócio Etapa 3 e Modelagem da Pré-Disposição ao Coletivismo para SEBRAE/RS

Título: Proposição de método para execução do projeto negócio a negócio Etapa 3 e modelagem da pré-disposição ao coletivismo para SEBRAE/RS.

Áreas de Conhecimento Envolvidas: Engenharia de Processos e Negócio, Projeto Organizacional e Modelagem.

Situação: Projeto Concluído.

Descrição: Projeto de pesquisa aplicada que objetiva atender duas metas. A primeira, denominada Meta 1, será identificada como Negócio a Negócio Etapa 3. A segunda meta, denominada Meta 2, será identificada como Modelagem da Pré-Disposição ao Coletivismo. A Meta 1 será suportada teoricamente pelos pilares da Engenharia de Processos de Negócios, Projeto Organizacional e Modelagem. Dentre os objetivos específicos da primeira meta do projeto estão:

  • Revisão da estrutura organizacional existente.
  • Metodologia da execução do projeto.
  • Desenvolvimento de documentos e formulários necessários para execução da metodologia.
  • Elaboração de um caderno de ferramentas com foco em operações de serviços e inovação incremental.
  • Desenvolvimento de manual que orienta a execução do método.
  • Realização de uma capacitação para equipe SEBRAE.

A segunda meta, por sua vez, visa avaliar a pré-disposição à participação das empresas ao coletivismo, com o intuito de orientá-las para projetos coletivos do SEBRAE. A Meta 2 tem como objetivos específicos:

  • Desenvolvimento de um instrumento para medir a pré-disposição ao coletivismo das empresas participantes do projeto.
  • Descrever o método para a coleta e análise de dados.

Para realização desta meta, serão utilizadas técnicas estatísticas como a análise fatorial, de confiabilidade, entre outros. O objetivo geral do projeto é inserir técnicas e ferramentas para melhoria das operações de serviços de pequenas e médias empresas. Além disso, busca fazer a ponte para o desenvolvimento de projetos coletivamente ao medir a predisposição para o coletivismo dessas organizações. Este projeto permitirá a disseminação de ferramentas de melhoria em operações de serviço para 5000 empresas.