Desenvolvimento de ações de Modelagem Organizacional, atualização metodológica e capacitação nos projetos integrantes do Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais

Título: Metodologia para a governança e atuação do Programa APLs.

Áreas de Conhecimento Envolvidas: Engenharia de Processos de Negócios, Projeto Organizacional e Modelagem.

Conheça este Projeto assistindo à este vídeo:

Descrição: Este projeto de pesquisa aplicada objetiva atender duas metas em especial. A primeira trata-se do desenvolvimento de uma Estrutura, Metodologia e Mecanismos de Governança para o Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais do Estado do Rio Grande do Sul.

A segunda meta se ocupa de capacitações e atualização metodológica do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (PEPI). O projeto será financiado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto será suportado teoricamente pelos pilares da Engenharia de Processos de Negócios, Projeto Organizacional e Modelagem. Dentre os objetivos específicos da primeira meta do projeto estão:

  • Definição da Estrutura Organizacional necessária para a condução do Programa APLs.

  • Metodologia para a governança e atuação do Programa APLs.

  • Desenvolvimento de manual que orienta a execução do método.

A segunda meta tem como objetivos específicos a atualização da metodologia do PEPI e contemplará a revisão de toda a documentação, bem como uma capacitação referente à esta atualização metodológica. Por fim, as capacitações para o PEPI, ocorrerão em dois níveis: primeiro com a metodologia existente, com o intuito de nivelar novos núcleos. Seguido de capacitações avançadas em áreas como o Sistema Toyota de Produção, Teoria das Restrições e Inovação.