Proposição de Estrutura, Metodologia e Mecanismo de Governança para o Programa de Extensão Produtiva

Título: Proposição de Estrutura, Metodologia e Mecanismo de Governança para o Programa de Extensão Produtiva.

Áreas de Conhecimento Envolvidas: Engenharia de Processos e Negócios, Projeto Organizacional e Modelagem.

Situação: Projeto concluído.

Conheça este projeto assistindo este vídeo:

Descrição: Este projeto de pesquisa aplicado objetiva desenvolver uma Estrutura, Metodologia e Mecanismos de Governança para o Programa de Extensão Produtiva no Estado do Rio Grande do Sul. O projeto será financiado pela AGDI - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da estruturação do atendimento e melhoria da competitividade e da produtividade de pequenas e médias empresas no estado do Rio Grande do Sul. O projeto será suportado teoricamente pelos pilares da Engenharia de Processos de Negócios, Projeto Organizacional e Modelagem onde serão incorporados conceitos de Inovação e Produção Mais Limpa. Dentre os objetivos específicos do projeto estão:

  • Definição da Estrutura Organizacional necessária para a condução do Programa de Extensão Produtiva (desde o Núcleo de Inteligência e Apoio a Gestão - NIAG até os Núcleos de Extensão Produtiva NEPI).

  • Metodologia para a realização dos Projetos de Extensão Produtiva pelos NEPI, considerando uma abordagem básica e intermediária.

  • Desenvolvimento dos instrumentos de apoio para implementação da extensão no que tange a abordagem básica.

  • Ferramenta de diagnóstico para passagem da abordagem básica para abordagem intermediária.

  • Instrumentos de controle e avaliação do Programa de Extensão Produtiva pelo NIAG.