Título: Engenharia como caminho? Estímulos audiovisuais para ingressar e concluir a Engenharia de Produção

Situação: Projeto Concluído

Descrição: Devido ao crescimento da economia, há um aumento da necessidade de profissionais qualificados no mercado de trabalho e, em contrapartida, uma escassez de engenheiros. Entretanto, algumas ações devem ser realizadas para aumentar a quantidade de profissionais nessa área e, consequentemente, suprir essa demanda. Tem-se como fato observado a quantidade elevada de evasões dos cursos superiores de engenharia, a qual se deve a defasagem do ensino básico, a imaturidade dos alunos, a escolha precipitada do curso, falta de perspectiva, entre outros. Por essa razão, este projeto tem como objetivo proporcionar uma visão da relevância do curso de Engenharia de Produção, a fim de que a decisão pela área seja assertiva, aumente o conhecimento sobre o curso, apresente benefícios após a formação e minimize as dificuldades a serem superadas durante o curso. Esta proposta cabe tanto aos alunos de ensino médio da Instituição Pública Co-executora do Projeto Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, quanto aos alunos ingressantes no ensino superior da Instituição de Execução do Projeto (IES) Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Serão produzidos vídeos de curta duração (drops) com egressos das duas instituições, a fim proporcionar uma aproximação entre o ensino médio e o ensino superior. Além disso, serão feitas entrevistas com professores da Engenharia de Produção da UNISINOS, tais como coordenadores, tangibilizando o projeto. O intuito será a disponibilização deste material no Youtube, em um blog e, como também, como sugestão para uso na disciplina de Introdução à Engenharia de Produção e áreas afins. A equipe deste projeto será composta por coordenador, um professor de ensino médio, um aluno de graduação, quatro alunos de ensino médio e colaboradores. A metodologia utilizada para gerenciar o Projeto, como cronograma de atividades, foi a da Corrente Crítica, desenvolvida por Goldratt (1998).

Assita aos vídeos produzidos por este projeto neste link: