Capacitação em Troca Rápida de Ferramenta visando a redução do tempo de setup a partir de uma perspectiva sistêmica

Título: Capacitação em Troca Rápida de Ferramentas visando a redução do tempo de setup a partir de uma perspectiva sistêmica.

Áreas de Conhecimento Envolvidas: Sistema de Produção Enxuta, Pensamento Sistêmico.

Situação: Projeto Concluído. 

Descrição: Esta capacitação apresentou aos participantes o método utilizado para a aplicação da Troca Rápida de Ferramentas - TRF, alinhado aos conceitos do Lean Manufacturing.

Para a estruturação desta capacitação foram realizados estudos sobre o mix de produtos fabricados na planta de argamassa, as tendências de crescimento da variedade, assim como um conjunto de 4 visitas técnicas a planta.

Na primeira visita técnica visualizou-se o processo produtivo da planta e os fatores que impactam no setup. No Segundo encontro foi apresentada uma versão inicial do conteúdo que seria apresentado na capacitação. No terceiro encontro foram identificadas variáveis relacionadas ao setup e elaborada a primeira versão da estrutura sistêmica das relações entre os fatores que influenciam o tempo e frequência de setup e os impactos decorrentes deste. No quarto encontro foi realizado refinamento da estrutura sistêmica e repassado as variáveis para coleta das séries históricas dos padrões de comportamento.

Por fim, foi realizada a capacitação com os participantes selecionados pela empresa e disponibilizado um novo encontro para sanar dúvidas referentes ao tema.