Proposição de uma Abordagem para o Redesenho da Instrução Normativa 18 a partir dos elementos da Engenharia e Gestão de Serviços

Título: Proposição de uma Abordagem para o Redesenho da Instrução Normativa 18 a partir dos elementos da Engenharia e Gestão de Serviços. (Clique para ter acesso ao Artigo Completo)

Resumo: A gestão das operações de serviços tem sido tema de estudo de muitos pesquisadores, tendo em vista a sua crescente participação na economia dos países. Um tópico de pesquisa nesse tema está relacionado aos serviços prestados ao setor público, haja vista algumas peculiaridades na contratação e controle dos serviços nesse setor. Desta forma, o presente trabalho busca despertar o debate acerca da gestão dos serviços nos órgãos da Administração Pública. Para isso o trabalho utiliza elementos da Engenharia e Gestão de Serviços e de conceitos de Outsourcing. Paralelamente, uma análise é realizada da atual Instrução Normativa n° 18 que regulamenta a prestação de serviços nos órgãos públicos. Para a consecução do trabalho utilizaram-se elementos da pesquisa documental e bibliográfica. Por fim, um modelo genérico é proposto com o objetivo de ser o elemento condutor de futuras discussões ou revisões na Instrução Normativa citada. 

Periódico: Pesquisa & Desenvolvimento Engenharia de Produção, v. 10, p. 22-35, 2012.

Autores: Luis Henrique RodriguesDaniel Pacheco Lacerda, Ricardo Augusto Cassel.