Discussão teórica sobre o conceito de Perdas do Sistema Toyota de Produção: Inserindo a lógica do ganho da Teoria das Restrições

Título: Discussão teórica sobre o conceito de Perdas do Sistema Toyota de Produção: Inserindo a lógica do ganho da Teoria das Restrições. (Clique aqui para ter acesso ao Artigo Completo)

Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão teórica a respeito dos possíveis impactos nos indicadores da Teoria das Restrições (TOC) provocados pelas Sete Perdas abordadas no Sistema Toyota de Produção (STP) e por um tipo de perda não relatada neste contexto. Trata-se da 'Perda por má definição do mix de produtos' influenciada pelo uso de métodos inadequados para formular o mix de produtos. Desta forma é construído um neologismo conceitual identificado como as 'Pergas' para demostrar as perdas de Ganho global (TOC), derivadas desta prática. A necessidade de combater as perdas nos processos deve-se a não agregação de valor ao produto, bem como a geração de custos, motivando, em algumas situações, o compromentimento à competitividade da organização. Em sentido similar, o combate às Pergas proporciona um incremento nos índices monitorados pelos indicadores Globais da TOC por meio da constiuição de um mix de produtos que contribua com a meta da empresa. Um referencial estrutural é desenvolvido relacionando as Sete Perdas abordadas no STP e os indicadores da TOC, o qual fornecerá subsídios para fundamentar as relações impactantes e possibilitará a proposição de ações de melhoria tendo por objetivo minimizar os impactos apresentados.

Periódico: Gestão e Produção (UFSCar. Impresso), v. 18, p. 673-686, 2011.

Autores: Luis Henrique RodriguesDaniel Pacheco Lacerda, Isaac Pergher.