O Sabor Amargo do Mercado de Limões: Repercussões Estratégicas da Teoria da Informação Assimétrica

Título: O Sabor Amargo do Mercado de Limões: Repercussões Estratégicas da Teoria da Informação Assimétrica. (Clique para ter acesso ao Artigo Completo)

Resumo: A Teoria da Informação Assimétrica tem sua recente origem no campo da economia e destaca a assimetria de informação entre os agentes econômicos. No campo da administração diversos estudos foram realizados primeiramente na área de finanças recursos humanos e organização, porém, repercussões de tal teoria para a estratégia das organizações tem sido pouco enfatizadas. Perante tal lacuna, o objetivo desse trabalho é fazer um levantamento bibliográfico sobre a Teoria da Informação Assimétrica e analisar suas repercussões para a estratégia das organizações. As análises mostram repercussões para os conceitos das forças competitivas de Porter e para a organização da indústria. Além disso, apresenta uma série de possíveis trabalhos a serem feitos no campo da estratégia levando-se em consideração o desenvolvimento da teoria.

Periódico: Revista de Gestão e Operações Produtivas, v. 1, p. 1-14, 2011.

Autores: Daniel Pacheco Lacerda, Ricardo Augusto Cassel, Rafael Teixeira.