O Sistema Corporativo de Inovação e seus Elementos Centrais: A plataforma de negócios da empresa voltada à inovação Parte 1

Título: O Sistema Corporativo de Inovação e seus Elementos Centrais: A plataforma de negócios da empresa voltada à inovação Parte 1.

Resumo: Entre as lacunas a serem exploradas na temática da inovação, pode-se destacar algumas questões sobre ‘como’ uma dada Corporação ou Empresa inovadora se organiza com o objetivo de impulsionar sua competitividade. A abordagem teórica de Plataforma de Negócios oferece uma base conceitual para avançar essas questões. Este artigo apresenta essa abordagem e defende que o desenvolvimento de uma plataforma de negócios baseada na inovação necessita desenvolver um sólido sistema de gestão para incorporar o tema à sua rotina. Sendo assim, é possível questionar: como estruturar uma plataforma de negócios uma Organização? A partir deste questionamento este ensaio teórico procura apresentar, de forma descritiva e exploratória, formas de como uma organização pode, a partir do enfoque da inovação, estruturar sua plataforma de negócios, criando o que pode ser intitulado de Sistema Corporativo de Inovação (SCI).

Periódico: Revista do Couro, v. 212, p. 50-63, 2010.

Autores: Rodrigo Pinto Leis, José Antônio Valle Antunes Jr, Daniel Pacheco Lacerda, Ivan de Pellegrin, Luiz Henrique Pantaleão.