Uma Abordagem para o Posicionamento e Dimensionamento de Estoques de Couros Aftermarket na Cadeia de Suprimentos

Título: Uma Abordagem para o Posicionamento e Dimensionamento de Estoques de Couros Aftermarket na Cadeia de Suprimentos. (Clique para ter acesso ao Artigo Completo)

Resumo: A prática atual de gerenciamento de cadeias de abastecimento tende a forçar o encaminhamento de produtos para o varejo na cadeia de suprimentos. Esta atitude, por consequência, mantém os estoques o mais próximo possível do consumidor, contabilizando, para os fornecedores, vendas realizadas. Valendo-se dos princípios da Teoria das Restrições (TOC), para o gerenciamento de sistemas de distribuição, buscou-se definir o posicionamento e o local para manter os estoques, a fim de atender o mercado nacional de couros automotivos, denominado aftermarket. Este artigo, portanto, sugere a criação de estratégias e ações que possibilitem ofertar ao cliente os produtos desejados, na quantidade, no local e no tempo certo, evitando a falta do produto no ponto-de-venda.

Periódico: Revista de Administração da UFSM, v. 2, p. 525-544, 2009.

Autores: Daniel Pacheco Lacerda, Secundino L.H. Corcini Neto.