Fatores Determinantes da Competitividade na Indústria de Telecomunicações e Repercussões para Estratégia

Título: Fatores Determinantes da Competitividade na Indústria de Telecomunicações e Repercussões para Estratégia. (Clique para ter acesso ao Artigo Completo)

Resumo: O mercado de telecomunicações passou por uma profunda reforma nos últimos anos, alterando consideravelmente a competição na indústria. Em função de uma grande quantidade de serviços oferecidos, o mercado foi segmentando-se em grupos específicos. Para cada um desses grupos, a dinâmica competitiva apresenta-se de uma determinada forma, trazendo considerações importantes para o desenvolvimento das estratégias das empresas. Além disso, a análise pela ótica da organização industrial pode resultar em conclusões importantes sobre a competição no setor. Logo, este trabalho busca analisar e compreender a competição e seus fatores determinantes dentro de três importantes segmentos de serviços da indústria de telecomunicações – a telefonia fixa local, a telefonia de longa distância e a transmissão de dados, e suas implicações para a estratégia sob análise da organização industrial.

Periódico: Base (UNISINOS), São Leopoldo, v. 2, n.1, p. 15-26, 2005.

Autores: Rafael Teixeira, Daniel Pacheco Lacerda, Astor Eugênio Hexsel, Roger Castagno Junior.