Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo

Título: Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo. (Clique para ter acesso Artigo Completo)

Resumo: Este artigo propõe um modelo para analisar melhorias no sistema produtivo à luz do valor do cliente para a empresa. Para isso, apresenta um modelo que agrega variáveis advindas do processo produtivo, do mercado consumidor e de métricas do marketing. Os três pilares de sustentação do modelo são os clientes, com suas necessidades e percepções em relação aos produtos e serviços; as características atribuídas pela produção; e as regras para análise do impacto da adoção de diferentes melhorias no sistema produtivo sobre o valor vitalício dos clientes atuais (CLV). Além disso, um modelo de escolha discreta (logit) é proposto como o integrador entre a produção e o marketing. O método de pesquisa utilizado foi composto de quatro etapas: levantamento de referencial; construção do modelo conceitual; aplicação em um caso; análise e discussão. Como resultados, observa-se que, havendo disponibilidade de informações e tempo para sua condução, o modelo contribui para a identificação de melhorias que contemplem simultaneamente a visão de produção e a de sustentabilidade financeira.

Periódico: Gestão e Produção (UFSCar), v. 18, p. 285-298, 2011.

Autores: Luis Felipe Riehs Camargo, Guilherme Luis R. Vaccaro.