Aplicação das técnicas de planejamento e análise de experimentos no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa de saneantes

Título: Aplicação das técnicas de planejamento e análise de experimentos no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa de saneantes. (Clique para ter acesso ao Artigo Completo)

Resumo: Na indústria química o desenvolvimento de novos produtos é um fator competitivo muito importante na estratégia da empresa. O desenvolvimento ocorre principalmente a partir de dados teóricos e testes em bancadas. Porém, estatisticamente, estes testes não apresentam a robustez desejada para um projeto e, muitas vezes, necessitam de um tempo maior para o desenvolvimento do produto. Este artigo estuda a utilização de Planejamento de Experimentos em uma empresa de saneantes, para o desenvolvimento de um produto desinfetante para uso hospitalar a base de ácido peracético. A utilização do método de planejamento de experimento apresenta uma faixa de possibilidades de respostas, que variam de acordo com a análise que se deseja realizar, ao contrario do método tradicional utilizado pela empresa analisada, onde apenas uma resposta sem tratamento estatístico era gerada. O método de Planejamento de Experimentos, inicialmente, eleva os custos de análises e mão-de-obra, no entanto o mesmo economiza no tempo de resposta e na qualidade das respostas, possibilitando uma redução do custo na formulação do novo produto.

Periódico: Estudos Tecnológicos (Online), v. 5, p. 404-420, 2010.

Autores: Luis Felipe Riehs Camargo, Vinicius Moreira, Guilherme Luis R. Vaccaro.