Tese de Doutorado - Aline Dresch

Título: DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO EM DESIGN SCIENCE PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: FORMULAÇÕES CONCEITUAIS E ANÁLISE EMPÍRICA 

Resumo: A discussão acerca da adequada forma para condução de pesquisas científicas tem sido tema recorrente em uma série de áreas de estudo. Em busca de pesquisas mais relevantes, mas que mantenham, ao mesmo tempo, o rigor necessário a uma investigação científica, surge a possibilidade de emprego da design science como paradigma para a condução de estudos no âmbito da engenharia de produção e da gestão de operações. Contudo, poucas discussões são feitas no sentido de compreender as bases ontológicas e epistemológicas que sustentam a design science. A partir deste contexto, esta tese tem como objetivo geral distinguir e propor os fundamentos ontológicos e epistemológicos para o conhecimento produzido na engenharia de produção e na gestão de operações, sob o paradigma da design science. Para alcançar este objetivo, esta pesquisa adotou um caráter teórico-conceitual e, também, empírico. Assim, na primeira fase da pesquisa, téorica-conceitual, foram propostos os critérios de demarcação que distinguem e caracterizam o conhecimento em design science e, ainda, uma estrutura epistemológica que representa o processo de produção deste conhecimento. Estas construções conceituais, foram devidamente avaliadas por um conjunto de especialistas e buscam contribuir para a compreensão do que é o conhecimento em design science e como ele é produzido. A segunda fase da pesquisa se ocupa da análise de pesquisas (teses, dissertações e artigos) fundamentadas em design science na engenharia de produção e na gestão de operações à luz dos critérios de demarcação e da estrutura epistemológica proposta. A partir da condução desta segunda fase foi possível caracterizar o conhecimento produzido pelos trabalhos analisados, bem como verificar boas práticas adotadas pelos pesquisadores. Por fim, a terceira fase, que tem natureza empírica, foi conduzida por meio de estudos de campo, que permitiram identificar como ocorre a produção de conhecimento tecnológico no contexto empresarial e de que maneira ele se relaciona ao conhecimento em design science. Em relação aos resultados da pesquisa, pode-se evidenciar que a partir da utilização dos critérios de demarcação propostos, torna-se possível orientar e avaliar a qualidade dos trabalhos que estão sendo conduzidos sob o paradigma da design science. A estrutura epistemológica proposta, por sua vez, pode ser empregada como instrumento para sustentação do processo de pesquisa, auxiliando na geração e acúmulo de conhecimento em design science no âmbito da engenharia de produção e da gestão de operações. Além disso, tal estrutura pode contribuir para a explicitação das contribuições teóricas da pesquisa, seja para a base de conhecimento em design science, na forma de design theory, seja para a ciência tradicional. 

Autor: Aline Dresch

Orientador: Paulo Augusto Cauchick Miguel

Tese de Doutorado - Maria Isabel Wolf Motta Morandi

Título: TOMADA DE DECISÃO EM OPÇÕES ESTRATÉGICAS: PROPOSTA DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO SISTÊMICO E DINÂMICO

Resumo: As decisões estratégicas visam a operacionalizar a estratégia da empresa a fim de alcançar as metas traçadas, as quais, embora possam ser de múltiplas naturezas, têm como fim maior ampliar os retornos de acionistas e o valor da própria empresa. O processo de orçamentação de capital, mais especificamente a etapa de avaliação e seleção de projetos, fornece bases para escolher as opções de maior retorno. No entanto, os métodos tradicionais apresentam lacunas, em especial no que tange à consideração dos impactos sistêmicos provocados pelo exercício de uma opção estratégica e das incertezas presentes no processo de decisão estratégica. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é a proposição de um método de avaliação de opções estratégicas de investimento que funcione de maneira sistêmica e dinâmica, ou seja, que considere como as reações dos atores e as incertezas impactam no resultado da opção escolhida. Para tanto, a Design Science Research foi o método selecionado para conduzir esta pesquisa, cujo resultado principal é a proposição e avaliação do método de avaliação das opções estratégicas do NPV sistêmico e dinâmico, ou seja, do NPV resultante da avaliação da opção estratégica considerando a reação dos atores nos diversos cenários futuros. O método desenvolvido foi aplicado em uma empresa do ramo de mineração que atende tanto as heurísticas de construção como as heurísticas contingenciais identificadas no processo de construção do artefato. A aplicação permite avaliar satisfatoriamente o método proposto, bem como identificar possíveis refinamentos. Os resultados obtidos evidenciam que o método proposto traz contribuições teóricas e gerenciais. Do ponto de vista da teoria, aponta-se a proposição do conceito e o construto do NPV sistêmico e dinâmico, bem como a possibilidade de avaliar quantitativamente a significância das incertezas críticas na formulação dos cenários. Do ponto de vista gerencial, a possibilidade de avaliar sistêmica e dinamicamente as opções estratégicas, verificando os efeitos sinérgicos entre elas e a sua robustez frente a diferentes cenários, constitui-se em uma contribuição ao processo de tomada de decisão.

Autor: Maria Isabel Wolf Motta Morandi

Orientador: Daniel Pacheco Lacerda

Tese de Doutorado - Douglas Rafael Veit

Título: IMPACTOS DA MANUFATURA ADITIVA NOS SISTEMAS PRODUTIVOS E SUAS REPERCUSSÕES NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS

Resumo: As ferramentas relacionadas à Manufatura Avançada estão se desenvolvendo rapidamente e irão transformar o futuro dos sistemas de produção. O paradigma de produção será alterado para o desenvolvimento, fabricação e a comercialização de novos produtos a partir do uso destas tecnologias. Nesse contexto, uma das tecnologias tratadas com maior atenção no que tange aos sistemas produtivos é a Manufatura Aditiva. Este trabalho identificou os impactos da utilização da Manufatura Aditiva pelos sistemas produtivos e suas repercussões nos critérios competitivos. Para atender a este objetivo, foram utilizados Métodos Múltiplos de Pesquisa. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura no tema em questão. Dessa revisão, emergiram proposições a respeito dos impactos e suas repercussões na competitividade das organizações, utilizados como base para o questionário das entrevistas. Este questionário foi aplicado a três grupos de entrevistados distintos: Fabricantes e Representantes da Manufatura Aditiva (Brasil e EUA), Usuários da tecnologia (Brasil, EUA e Alemanha) e Representantes de Governos nacionais (Brasil e EUA). Tanto para a literatura quanto para as entrevistas realizou-se a análise de conteúdo procurando identificar as convergências e divergências entre as análises. Ainda, para confrontar estes resultados com a prática, foram realizados dois estudos de campo e um estudo de caso. Como resultados, destaca-se que a utilização da Manufatura Aditiva é um caminho sem volta. Seus benefícios partem da redução do tempo de atravessamento desde o processo de desenvolvimento de produto até a fabricação, além da viabilidade de novos modelos de negócios. Barreiras como a velocidade de impressão e a qualidade final (aparência) devem ser solucionadas em breve, devido ao avanço da tecnologia, propiciando às organizações maior competitividade em um conjunto significativo de critérios competitivos.

Autor: Douglas Rafael Veit

Orientador: Daniel Pacheco Lacerda

Tese de Doutorado - Luis Henrique Rodrigues

Título: DEVELOPING AN APPROACH TO HELP COMPANIES SYNCHRONISE MANUFACTURING

Resumo: Manufacturers are constantly looking for a competitive advantage in order to survive. The trend in the 80’s was to achieve “World Class Manufacturing” status based on better quality, continuous improvement on customer service and lower costs. One way to reach this goal is by synchronising the flow of work through the factory, so that excessive in-process stocks do not build up.

The research has led to the development of a tool kit called Interactive Production Planning and Scheduling Advice System (IPPASAS), which helps companies to eliminate the main barrier to synchronise manufacturing, capacity constraints. It assists in the definition of a preferred product mix and permits and evaluation of possible scheduling techniques. Two of the most famous scheduling algorithms, Manufacturing Resource Planning and Theory of Constraints, are emulated by the tool kit. Appendix I contains a visual interactive program that explains the logic and main modules of this system.

This approach has been tested in three real plants. These experiences also provided some extra insights about scheduling techniques and guide-lines for defining scheduling parameters.

Autor: Luis Henrique Rodrigues

Pagina 1 de 2