Dissertação de Mestrado - Luis Felipe R. Camargo

Título: Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para Análise de Melhorias no Sistema Produtivo

Resumo: Esta pesquisa propõe um método e um modelo matemático fundamentado na métrica Customer Lifetime Value para analisar conjuntamente as preferências e percepções dos consumidores, a relação destas preferências com o sistema de produção e potenciais ações de melhorias no processo produtivo. O método de pesquisa empregado apresenta três fases, a primeira explora a literatura na busca de elementos relevantes ao objetivo proposto. A segunda fase propõe o modelo matemático e o método de avaliação de melhorias e a terceira fase aplica as propostas em um contexto real. Essa aplicação possibilita a avaliação da validade prática dos resultados para a empresa analisada e a análise de viabilidade de utilização do modelo e do método. Os três pilares de sustentação do modelo são os consumidores de um dado mercado com as suas necessidades e percepções em relação aos bens e serviços, as características atribuídas pela produção e as regras para análise do impacto da adoção de diferentes melhorias no sistema produtivo sobre o valor vitalício dos clientes. A pesquisa discute alguns elementos da interface entre a produção e o marketing latente ao avaliar melhorias no sistema de produção a partir das preferências e percepções dos consumidores. Os principais resultados das proposições realizadas nesta pesquisa são a geração de informações para o auxílio à tomada de decisão de melhorias no processo produtivo e a compreensão da estrutura de preferências dos consumidores. Os resultados apresentados são avaliados no contexto de um posto de combustível de onde surgem as discussões sobre validade prática dos resultados e viabilidade de aplicação mencionadas.

Autor: Luís Felipe Riehs Camargo